O Brasil é um país realmente inacreditável, feito uma tradição sagrada, os problemas tiram férias do Natal ao Carnaval. Para que fazer hoje, o que pode ser resolvido o mês que vem. O mês mais longo do ano é janeiro, inclusive para os que estão no engarrafamento da praia.
O que acontece muito em janeiro são cerimônias de posse de cargos políticos, de diretorias de empresas, da direção de sindicatos, da presidência de clubes etc. O resto pode esperar, urgente em janeiro é coisa de 4 semanas, morte súbita dura pelo menos 48 horas.
No campo ou na cidade, janeiro não é mês de plantar, nem de colher, nem de comprar, nem de vender, é mês de ficar torcendo para que chova na plantação, e não chova na praia.
Entre o 25 de dezembro e a quarta-feira de cinzas, a chance de ligar para alguém e encontrá-lo no trabalho é escassa. Graças ao celular, conheço gente que tem vergonha de dizer que está trabalhando em janeiro, e descreve as maravilhas do litoral nordestino ainda que esteja sentado na poltrona do seu escritório adiantando planilhas de cálculos para março.
Pouca gente faz aniversário em janeiro, já que a cesárea é marcada para depois do desfile de Carnaval. O que tem de gente nascida em março é uma enormidade, inclusive eu e meu irmão mais novo, o mais velho só faz aniversário no segundo semestre, em agosto. Criança só nasce em janeiro por descuido, quando a gravidez não estava nos planos.
O único feriado de janeiro é o dia 01, quando não cai num final de semana, para que criar feriados no mês oficial de férias?! O brasileiro é tonto mas não é bobo, se Deus descansou no sétimo dia após a criação, a gente descansa no primeiro dia da semana e no primeiro mês do ano.
Tomar decisões e resolver problemas em janeiro, nem pensar, janeiro a gente planeja tudo com muita calma, enquanto reclama do calor e queima a bunda na areia, em fevereiro a gente começa a pensar no caso, emenda o Carnaval, e fica tudo acumulado para março em diante.
Procuro tirar férias em janeiro, não porque é verão, nem porque tenha filhos pequenos, os meus filhos já estão bem grandinhos, inclusive casados, também não é motivo uma paixão incontida por sair de férias neste mês, onde viajar custa o dobro, quando não triplo de uma viagem em abril ou maio. A verdade é que em janeiro até os benditos campeonatos de futebol tiram férias, fica de consolo a Copa São Paulo de Juniores , onde só menores de 21 anos podem jogar, gostaria de fazer cursos de línguas, ou de outras coisas interessantes, mas os professores estão de férias e as mulheres com filhos pequenos estão cansadas, aflitas por fevereiro.
A verdade é que tiro férias em janeiro para que ele dure apenas 31 dias, e não os 62 que eles duram quando você está fingindo que trabalha no escritório ou fingindo que descansa em casa.